sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Em quatro jogos como titular, Vanderlei é destaque do Armandão


O goleiro Vanderlei atuou somente em quatro partidas do Coritiba no Brasileirão, sendo as últimas três após o afastamento de Edson Bastos da titularidade. Apesar do pouco histórico na competição, quando entra, Vanderlei consegue se destacar pelas boas defesas e regularidade na meta alviverde.
Um exemplo é a frequente participação do arqueiro coxa-branca na seleção do Troféu Armando Nogueira, eleito pelos jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. Das quatro vezes que defendeu a camisa alviverde, Vanderlei conquistou o posto de goleiro da rodada por três vezes. Um aproveitamento de 75%.
Curiosamente, Vanderlei participou das duas goleadas coritibanas nesse Brasileirão. Na sua estreia, foi eleito o goleiro da 3ª rodada com nota 7, quando o Coxa goleou o Vasco por 5 a 1. No último domingo estava em campo quando a equipe paranaense fez 5 a 0 no Botafogo e tirou 7,5.
A outra vez que foi eleito foi na vitória sobre o líder Corinthians, pelo magro placar de 1 a 0, no primeiro jogo após a promoção dele como titular coxa-branca. Foi também a melhor nota obtida: 8.
O único jogo em que não conseguiu integrar a seleção foi na derrota para o Vasco, na 22ª rodada, quando o Coritiba perdeu por 2 a 0, no estádio São Januário.
Para Vanderlei, o prêmio é uma motivação extra para o goleiro. Com Vanderlei em campo, o Alviverde tomou três gols em quatro jogos.
Nessa sequência de três jogos, Vanderlei relembra um top 3 das defesas mais bonitas e difíceis, até mesmo da própria carreira dele. Duas foram na goleada sobre o Vasco (5 a 1, no primeiro turno).
- É um estímulo a mais. Lógico que não entro em campo pensando nisso, eu penso em fazer o meu melhor. Consequentemente se você não tomar gols e fizer uma boa partida, com certeza você vai estar na seleção. É continuar fazer boas partidas. Se fizer, vou estar na seleção da rodada de novo – declara.
- Esse ano fiz boas partidas. Contra o Vasco teve duas defesas muito boas, com as bolas em cima da linha. As duas no primeiro tempo e uma que eu fiz em dois lances. Uma do Elton, que ele acabou desviando e tirei quase em cima da risca. E uma falta do Corinthians, uma falta do Chicão. Acho que foi uma defesa muito bonita – lembra.
A primeira, no duelo contra o Vasco (veja nos melhores momentos do jogo, no vídeo ao lado) foi após dois chutes fortes de Max, que na segunda tentativa finalizou cara a cara com Vanderlei, que defendeu a queima-roupa. Na outra defesa do jogo, lembrado pelo goleiro, Fernando deu um leve toque que obrigou o arqueiro coxa-branca se esticar todo para tirar a bola de cima da linha.
Orgulho para o preparador de goleiros
Participar da seleção da rodada não é só uma exclusividade de Vanderlei. Atualmente na reserva, Edson Bastos também já se destacou na 17ª rodada, quando defendeu uma penalidade máxima e garantiu a vitória do Coxa sobre o Santos, por 3 a 2.
Orgulho extra para o preparador de goleiros Marcelo Giacomelli, que atua, também, como uma espécie de mediador na saudável briga entre os dois arqueiros alviverdes. Com uma preparação rígida e igual para todos os quatro goleiros do time, ele destaca o resultado quando os profissionais são lembrados.
- É uma motivação para o trabalho em geral. Isso é o resultado do treinamento. O nosso trabalho é bem diferente das outras posições dentro de campo. Se dedica muito, precisa se esforçar. Não é fácil, às vezes em um gramado duro e você tem que se adaptar. Sai com hematomas. É sacrificante, mas, ao mesmo tempo, com você conquistando esses resultados, isso premia o trabalho – declara Giacomelli.
No próximo domingo contra o Internacional, Vanderlei atuará pela quinta vez como titular na meta coxa-branca e não esconde que pretende ter mais uma atuação destacada para ajudar o Coxa e integrar novamente a seleção do GLOBOESPORTE.COM. O duelo contra o Colorado será às 18h (de Brasília), no estádio Beira Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário